227ª Marujada de Bragança reúne fiéis no nordeste do Pará; escadaria revitalizada é novidade deste ano
20/12/2025
(Foto: Reprodução) Marujada de Bragança
Filipe Bispo / OLiberal
Patrimônio cultural do Brasil, a Marujada de Bragança voltou a tomar as ruas do município, no nordeste do Pará, a partir deste sábado (20), reunindo fiéis, moradores e turistas na tradicional festividade em homenagem a São Benedito. Entre as novidades deste ano está a revitalização da escadaria do Mirante de São Benedito, que ganhou pintura artística inspirada nos símbolos e cores da celebração.
A festividade, que chega à 227ª edição, segue até o dia 26 de dezembro e é considerada uma das mais antigas manifestações religiosas e culturais da Amazônia. A programação inclui missas, novenas, ladainhas, procissões em terra e no rio Caeté, além das apresentações da Marujada, principal expressão cultural do evento.
Escadaria de São Benedito foi revitalizada e ganhou pintura temática
TV Liberal
A escadaria do mirante, um dos cartões-postais de Bragança, recebeu pintura colorida em cerca de 131 degraus, integrando o espaço ao cenário da celebração. Os elementos artísticos fazem referência à devoção a São Benedito e à Marujada, fortalecendo a identidade cultural bragantina.
Um dos momentos mais simbólicos ocorre no dia 25 de dezembro, quando os participantes vestem trajes azuis e brancos em homenagem ao Menino Jesus, com apresentações da Marujada. No dia 26, a programação é encerrada com missa solene, procissão com trajes vermelhos e brancos e apresentação no Teatro Museu da Marujada.
Além do aspecto religioso, a festividade movimenta a economia local, com impacto direto no turismo, comércio e serviços, e reafirma Bragança como referência cultural no Pará durante o período natalino.
Mastros levantados durante a Marujada para São Benedito.
Melvin Quaresma
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará