Lula reforça prazo de adesão para ressarcimento de vítimas de fraudes no INSS
Pagamento será feito em parcela única, a partir de 24 de julho, segundo anunciou o presidente em redes sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta sexta-feira (11), um vídeo explicando sobre as medidas de ressarcimento do governo federal para as vítimas de fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A partir desta sexta, aposentados e pensionistas podem aderir ao acordo para receber os valores. Já o pagamento está previsto para começar em 24 de julho.
Leia também: Acordo no INSS: aposentados e pensionistas já podem receber valores sem ir à Justiça por fraude; veja como aderir
➡️Segundo o governo, podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades.
INSS abre sistema para aposentados aderirem a acordo
O governo já havia anunciado que o prazo de adesão começaria nesta sexta-feira. Lula usou as redes sociais para reforçar a informação.
"O nosso governo convida para, a partir de hoje, ao acordo realizado com Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e Ordem dos Advogados do Brasil, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, que garante o seu dinheiro de volta integralmente e corrigido pela inflação", disse.
O presidente frisou que o INSS começará a realizar os pagamentos em parcela única a partir do dia 24 deste mês.
Lula lembrou que as fraudes são investigadas pela Polícia Federal e declarou que "aposentadoria é um direito sagrado".
Veja como aceitar o acordo:
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento.FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/11/lula-publica-video-sobre-ressarcimentos-do-inss.ghtml