Matrículas para alunos novatos em escolas municipais de Campina Grande começam nesta terça (20)
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Escola Municipal Presidente Kennedy, em Campina Grande
Seduc/Prefeitura de Campina Grande/Divulgação
As matrículas para alunos novatos nas escolas da rede municipal de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, para o ano letivo de 2026 começam nesta terça-feira (20). O prazo fica aberto até o dia 30 de janeiro. A prefeitura de Campina Grande não informou quando deve começar as aulas do ano letivo de 2026 no município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Para fazer a matrícula, os pais, responsáveis ou o próprio estudante (no caso da Educação de Jovens e Adultos - EJA) devem procurar a escola onde o aluno deve estudar. As matrículas podem ser feitas a partir das 7h na unidade de ensino municipal de interesse.
A população pode acompanhar, em tempo real, a quantidade de vagas disponíveis em cada unidade por meio do link: https://matriculas.simplisoft.com.br/quadro-de-vagas
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O processo ocorre de forma presencial nas unidades de ensino. É necessário que os pais e responsáveis pelos estudantes apresentem os seguintes documentos:
Cópia da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
Cópia da Caderneta de Vacinação;
Duas fotos 3×4;
Cópia do comprovante de guarda ou tutela, se for o caso;
Cópia do comprovante de residência;
Cartão SUS;
Cartão do Auxílio Brasil;
Número do NIS do estudante;
CPF e documento de identidade do estudante;
Cópia do laudo médico atualizado, com a Classificação Internacional de Doenças (CID), para estudantes com deficiência.
A prefeitura de Campina Grande não informou ao todo quantas vagas nas escolas municipais estão sendo ofertadas para o ano letivo de 2026, mas divulgou que 11 mil vagas são para novatos e 36.068 vagas para alunos veteranos.
Os prazos para confirmação de matrículas de alunos veteranos e transferência entre escolas já foram encerrados.
Lista de espera
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) orienta que pais ou responsáveis que não encontrarem vaga na unidade desejada inscrevam a criança na lista de espera e procurem a escola ou creche mais próxima da residência. A medida permite a transferência do estudante assim que surgir uma vaga, evitando que fique sem matrícula.
Quando não houver vagas disponíveis em determinada turma ou unidade, o aluno é inserido automaticamente na lista de espera pela própria escola ou creche. As unidades educacionais devem seguir a ordem de cadastro para novas matrículas, sem possibilidade de inclusão fora da sequência.
A inscrição na lista de espera não impede a matrícula do estudante em outra unidade enquanto aguarda a vaga pretendida. Apenas após o esgotamento da lista é que a escola ou creche pode matricular novos alunos que procurem diretamente a unidade.
Vídeos mais assistidos do g1 da Paraíba