Olinda inicia o cadastro de comerciantes para o carnaval; veja datas e regras
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Olinda inicia o cadastro de comerciantes para o carnaval
Começa nesta quarta-feira (21) o período de inscrição para os comerciantes que pretendem atuar no carnaval de Olinda. Neste momento, o cadastro está aberto apenas para os empreendedores que já atuaram no carnaval da cidade, em anos anteriores. As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de janeiro, pela internet ou de forma presencial.
O atendimento é realizado na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semapu), que fica na Estrada do Bonsucesso, no bairro do Bonsucesso. Os empreendedores devem comparecer no local para cadastro de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Diferente do cadastro para trabalhar durante as prévias, os empreendedores que se cadastrarem entre 21 e 27 de janeiro vão atuar durante a semana do carnaval, em fevereiro. A medida busca reforçar o ordenamento dos espaços públicos durante as festividades.
É preciso apresentar os seguintes documentos:
RG;
CPF;
Comprovante de residência;
Crachá de 2025 (se tiver).
De acordo com a prefeitura de Olinda, o processo de cadastro segue critérios de prioridade, contemplando pessoas em situação de vulnerabilidade social e empreendedores que moram em Olinda.
Ladeiras de Olinda são tomadas por foliões durante o domingo de carnaval
Leonardo Caldas/g1
No caso dos empreendedores novatos, o cadastro só pode ser feito após o empreendedor realizar uma capacitação obrigatória.
A formação, pré-requisito para atuar durante o carnaval, acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, por meio de plataforma do Sebrae. Um link para a aula será divulgado oficialmente pela prefeitura de Olinda.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias