Ressaca abre fenda no mar, rompe cabos de fibra óptica e arrasta fiação para praia no litoral de SP
20/12/2025
(Foto: Reprodução) Ressaca abre fenda no mar, rompe cabos de fibra óptica e arrasta fiação para praia em SP
Uma imagem curiosa tem chamado a atenção de banhistas em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo: diversos cabos de fibra óptica estão aparecendo na faixa de areia de uma praia e na parte rasa do mar - veja vídeo acima.
O local onde os cabos estão aparecendo é na Praia de Maresias, uma das mais famosas do litoral paulista, que é muito movimentada e conhecida por ser um reduto de craques do surfe, como o atleta Gabriel Medina.
Ao g1, a Prefeitura de São Sebastião explicou que a forte ressaca marítima dos últimos dias provocou a abertura de uma fenda no mar. Com o fenda, a força da água atingiu e rompeu os cabos de fibra óptica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
⛓️ Cabos de fibra óptica que ligam os continentes entre si com conexões subterrâneas ou submarítimas. Essas conexões levam e trazem informações virtuais em questão de segundos, não importa a distância - leia mais abaixo.
LEIA TAMBÉM:
Cabos de internet no mar? Entenda como a internet chega até você
Ressaca abre fenda no mar, rompe cabos de fibra óptica e arrasta fiação para praia no litoral de SP
Marcelo Grecco
A correnteza arrastou a fiação, que está exposta na faixa de areia e na parte rasa do mar, intrigando quem passa pela praia.
Segundo a prefeitura, a manutenção está sendo realizada pela empresa de telefonia responsável pela infraestrutura de telecomunicação. A empresa tenta “identificar o ponto de ruptura e definir os procedimentos para executar os ajustes necessários”.
Ainda segundo a prefeitura, a gestão municipal está acompanhando o caso, mas sem interferir na operação, por se tratar de algo de responsabilidade da operadora de telefonia.
O g1 acionou a empresa de telefonia sobre o caso e aguarda retorno.
g1 Explica: como funciona a internet
Cabos submarinos
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a infraestrutura de cabos submarinos é essencial para as telecomunicações, sendo responsável por mais de 90% da transmissão de dados entre os países e continentes.
Além de empresas de telecomunicações, diversos provedores de conteúdo se utilizam de cabos submarinos para o transporte de dados.
“Os cabos submarinos ancorados na costa brasileira atendem as necessidades do sistema de telecomunicações nacional e viabilizam a interconexão de qualquer sistema de telecomunicações e internet da América Latina com os demais continentes do mundo”, explica a Anatel.
No Brasil, os cabos submarinos são utilizados em sistemas de telecomunicações desde 1857, com a inauguração da primeira linha de comunicações telegráfica no estado do Rio de Janeiro. Entre 1870 e 1880 foram implantadas linhas telegráficas interligando cidades na costa brasileira e, também, um ponto de conexão com Portugal.
Na década de 1990, foram inaugurados os primeiros cabos submarinos de fibra óptica no Brasil.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina