Zelensky espera mandar nesta terça (9) para os EUA nova proposta para acordo de paz com a Rússia
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Presidente da Ucrânia discute plano de paz com líderes europeus
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que vai mandar nesta terça-feira (9) para o governo americano uma nova proposta para um acordo de paz com a Rússia.
Zelensky se encontrou nesta segunda-feira (8), em Londres, com os líderes das três maiores potências europeias: o britânico Keir Starmer, o francês Emmanuel Macron e o alemão Friedrich Merz. Reunião das longas: duas horas e meia de duração. Depois, separadamente, tanto o ucraniano quanto o governo britânico publicaram declarações em que falam da importância de garantir a segurança futura da Ucrânia.
Desde que veio à tona que americanos e russos rascunharam juntos um plano para pôr fim à guerra, as negociações voltaram a avançar. Mas era um plano que previa, por exemplo, que a Ucrânia cedesse territórios à Rússia. Mesmo que concordasse com isso, Zelensky não pode autorizar concessão territorial. Esse poder pertence, por lei, ao povo ucraniano – e teria que ser exercido por meio de referendo. Zelensky voltou a dizer que não aceita ceder território ucraniano, e que essa é uma parte da proposta em que ainda não há entendimento.
Ele e os europeus estão agora escrevendo uma nova versão para um possível acordo. Se a Rússia vai aceitar é outra história. Depois da reunião na sede do governo britânico, Zelensky disse que a nova proposta deve ficar pronta nesta terça-feira (9) à noite e que vai mandar o texto para o governo americano.
Presidente da Ucrânia discute plano de paz com líderes europeus
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
EUA podem desistir de paz na Ucrânia, diz filho de Trump
Rússia diz que derrubou 77 drones ucranianos durante a madrugada
Rússia lança centenas drones contra Ucrânia em meio a negociações de paz mediadas pelos EUA